ABEn-MG empossa nova Diretoria para a gestão 2025–2028

Por admin

À esquerda, a Vice-Presidente; à direita, a Presidente, durante a leitura do discurso oficial da gestão.

“ABEn-MG pela democracia e representatividade nas lutas pelo desenvolvimento da Enfermagem”

A Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais realizou, no dia 04 de dezembro de 2025, às 18h, na Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, a cerimônia de posse da nova Diretoria para a gestão 2025–2028, marcando o início de um novo ciclo institucional pautado pelo fortalecimento da enfermagem, pela valorização profissional, pela produção científica e pela defesa do Sistema Único de Saúde.

A nova gestão assume em um contexto de importantes desafios para a enfermagem brasileira, que envolvem transformações no mundo do trabalho, a necessidade de fortalecimento das políticas públicas de saúde e a ampliação da participação política e científica da categoria. Com uma diretoria plural e comprometida, a ABEn-MG reafirma seu papel histórico como entidade científica, política e formativa da enfermagem em Minas Gerais.

Diretoria Oficial – Gestão 2025–2028

  • Hozana Reis Passos – Presidente
  • Elen Cristiane Gandra – Vice-Presidente
  • Isabelle de Souza Januária – Secretária Geral
  • Maria José Cabral Grillo – Diretora Financeira
  • Frank José Silveira Miranda – Diretor de Comunicação Social e Publicações
  • Fernanda Batista Oliveira Santos – Diretora de Estudo e Pesquisa em Enfermagem
  • Hérica Silva Dutra – Diretora de Educação
  • Iracy Sofia Barbosa – Diretora de Desenvolvimento do Trabalho de Enfermagem

Discurso da Presidente – Hozana Reis Passos e da Vice-Presidente – Elen Cristiane Gandra

 

“Boa tarde a todas as pessoas!

É com grande honra e profundo senso de responsabilidade que iniciamos hoje a caminhada na diretoria Gestão 2025-2028, após nos candidatarmos como chapa que teve como slogan: “ABEn-MG pela democracia e representatividade nas lutas pelo desenvolvimento da Enfermagem”

Este momento simboliza a transição de gestão, mas também a reafirmação dos valores que sustentam nossa rede ABEn: a escuta, o diálogo, a transparência e o compromisso com cada profissional da assistência, da docência e estudante de enfermagem de nosso estado. E, sobretudo, o compromisso com a democracia participativa, com a melhoria das condições do trabalho em enfermagem na rede pública e privada, de ensino e assistência, estimulando a pesquisa e as atividades de extensão nesses espaços.

Assumimos essa missão com o entendimento de que nenhum direito está dado. A história do Brasil recentemente nos mostrou a relevância de entidades como a Associação Brasileira de Enfermagem na defesa do SUS, da participação social e do Estado Democrático Direito.

Essa associação, em 2026, será centenária! Somos a primeira organização de profissionais do Brasil! 100 anos de formulações, lutas e que também foi atravessada por contextos políticos sombrios internos. Mas, também, contou com a resistência, sabedoria e articulação de bravas companheiras que enfrentaram o autoritarismo fascista da ditadura militar no seio da organização e fora dela. Essas colegas construíram, junto aos demais atores, o maior Sistema de Saúde do Mundo. E ainda hoje, a ABEn lidera e nos representa na luta dos trabalhadores e trabalhadoras de saúde, a partir do Conselho Nacional de Saúde e de tantas outras instâncias.

Reconhecemos o legado, compreendemos os desafios e convocamos para a construção coletiva das lutas atuais, como:

* Ampliar a representatividade política da Rede ABEn, fortalecendo nossa presença nos espaços de decisão. Para isso, é fundamental desenvolver estratégias articuladas nacional e localmente, garantindo que nossas pautas sejam reconhecidas e respeitadas em todos os níveis.

* Construir um sistema de associados mais acessível e ágil, que facilite o ato de filiar-se à Rede e que potencialize a participação ativa de estudantes, técnicos de enfermagem, enfermeiro e docentes.

* Construir uma agenda propositiva que fortaleça a participação e o protagonismo das técnicas e dos técnicos de Enfermagem, reconhecendo sua centralidade no cuidado, na formação e na defesa do Sistema Único de Saúde.

* Seguir firmes na luta pela aprovação da PEC 19, pela jornada de 30 horas semanais e pela valorização do campo da Enfermagem, compreendendo que essas pautas representam não apenas garantias trabalhistas, mas um compromisso com condições dignas de trabalho, formação qualificada e cuidado seguro à população.

* Fortalecer as pautas de enfrentamento das desigualdades de gênero e étnico-racial que acometem a nossa sociedade e é predominante na enfermagem brasileira.

* Valorizar a integração ensino serviço, reconhecendo os impactos positivos que essa integração trás para o SUS como, por exemplo, a ampliação das coberturas vacinais, uma pauta cara para a enfermagem e que vem sendo fortemente influenciada pelo contexto político.

* Resgatar o processo de construção coletiva com entidades sindicais e movimentos sociais pela valorização da enfermagem, pelo pagamento do piso a todos os profissionais de enfermagem.

Agradecemos a todas as gestões anteriores, que nos trouxeram até aqui, e, mencionando a enfermeira Quésia Nayrane Ferreira, presidente no último triênio (2022-2025), agradecemos o empenho no enfrentando do negacionismo, do individualismo e pela conquista de direitos, como o piso da enfermagem e as novas diretrizes curriculares, junto com as demais entidades representativas da categoria.

Compreendemos que a diretoria que está por vir tem limitações quanto a representatividade de profissionais de nível médio e de pessoas negras. No entanto, esse é um sintoma de como a história da organização da enfermagem foi construída e estamos dispostas a romper com tais desigualdades de oportunidades, mudando essa história.

Convocamos, assim, toda o campo da enfermagem para avançarmos juntas e juntos, honrando nosso legado e projetando um futuro em que a Enfermagem ocupe plenamente o lugar que lhe é devido na sociedade brasileira.

Agradecemos a confiança depositada em nós e reafirmamos o compromisso de atuar com integridade, respeito e abertura ao diálogo. Que seja um ciclo de conquistas, participação e fortalecimento institucional.

Muito obrigada e que sigamos juntos, por mais democracia e mais representatividade.”

Cerimônia de posse da Diretoria da ABEn-MG – Gestão 2025–2028, realizada em 04 de dezembro de 2025, na Escola de Enfermagem da UFMG.

A ABEn-MG convida associadas(os), estudantes, docentes, pesquisadoras(es) e profissionais de enfermagem a acompanharem e participarem ativamente das ações da gestão 2025–2028, fortalecendo a entidade como espaço coletivo de defesa, articulação sociopolítica e produção de conhecimento em enfermagem.