Junte-se a nós e desfrute de todas as vantagens e benefícios que a nossa associação oferece.
Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Minas Gerais
No ano de 1947, nas dependências do internado da Escola de Enfermagem, ocorreram as sessões de eleição e posse da primeira Diretoria da ABEn MG, com a presença de 13 enfermeiras, sob a liderança de Waleska Paixao, então diretora da segunda escola de enfermagem nightingaleana do Brasil, a Escola de Enfermagem Carlos Chagas – EECC – hoje Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais – EEUFMG.
Oficialmente fundada em 04 de janeiro de 1947, a ABEn Seção Minas Gerais (ABEn-MG) é uma das 25 seções estaduais que a ABEn Nacional tem atualmente.
Foram sedes temporárias da ABEn-MG a EECC, a Secretaria de Saúde e Assistência, a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital São Vicente de Paula – atual Hospital das Clínicas da UFMG entre outros. Somente em 1964, na gestão de Clelia Luisa Gonçalves Pinto foi inaugurada a primeira sede, um apartamento no centro da Capital. Na sua segunda sede, adquirida na gestão da Profª Maria Jose da Silva, constituída por um conjunto de quatro salas, no centro de Belo Horizonte, a ABEn-MG funcionou de 1984 a 1999, quando foi adquirida a sede atual, na gestão de Zulmira Eliza Vono Raimundo. A sede atual é composta de quatro salas, área de convivência e varanda, e está situada na Avenida Alvares Cabral nº 906, Bairro Lourdes, Município de Belo Horizonte.
Dentre os grandes feitos das gestões da ABEn-MG vamos ressaltar algumas conquistas, uma vez que seria impossível citar todas.
A primeira gestão da ABEn-MG teve a preocupação de organizar uma biblioteca e promover a aquisição de livros, demonstrando sua preocupação com o desenvolvimento científico da profissão. Também foi responsável pela criação de um curso para a formação de enfermeira chefe.
Logo após, um feito importante, de repercussão nacional, em um esforço conjunto com a ABEn Nacional, foi a promulgação da Lei 775/49 que dispunha sobre o ensino de enfermeiras e de auxiliares de enfermagem no Brasil. (BRASIL, 1949). Localmente, foi importante a criação da primeira regional da ABEn no país, em Juiz de Fora, sob a liderança de Celina Viegas. Anos depois, foi criada a Regional de Uberlândia. Em Ao longo dos anos, foram realizados 05 (cinco) Congressos Brasileiros de Enfermagem (CBEn) em Belo Horizonte: VIII CBEN, tendo como Tema Oficial “O papel da enfermagem no programa de assistência médico-hospitalar”; XIII CBEn, cujo tema central foi “Sindicalismo”; 24° CBEn com os temas “Formação dos profissionais de enfermagem nos três níveis”; “Exercício profissional”; “0 enfermeiro e a comunidade”; e “Recentes pesquisas em enfermagem”; 36° CBEn sendo o tema central “Saúde e Trabalho: desafio para a enfermagem” e esse Congresso foi palco de caloroso embate político entre posições contrárias em relação a forma de atuação política da ABEn Nacional; 49° CBEn, com o tema central “Enfermagem nos caminhos da Liberdade” e as atividades comemorativas dos 50 anos da ABEn-MG; 60º CBEn quando foi abordado o tema central “Espaços de cuidados, espaços de poder: enfermagem e cidadania”.
Outros eventos em destaque foram o V Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, o Congresso Estadual de Administração em Enfermagem e o VI Encontro Nacional de Enfermeiras de Hospitais de Ensino, além das Jornadas Mineiras de Enfermagem e Comemoração da Semana de Enfermagem.